joi, 4 octombrie 2007

"O espaço quando nasce é para todos?"

Por ocasião do 50º Aniversário do lançamento do Sputnik, o Público inclui hoje um interessante artigo da jornalista Teresa Firmino, que reproduzimos em atenção ao seu manifesto interesse didáctico:
'"Ir ao espaço já não é só para um punhado de astronautas, a trabalhar em agências espaciais. Exemplo disso é o norte-americano Richard Garriott, o sexto turista que visitará a Estação Espacial Internacional (ISS) em Outubro de 2008.
Fundador da empresa de jogos de computador Origins Systems, Richard Garriott, de 46 anos, é filho de um astronauta reformado. Poderá realizar um sonho antigo, mas a troco de 30 milhões de dólares (21 milhões de euros), para que a nave russa Soiuz o leve ao espaço. A moda dos milionários que pagam um bilhete até à ISS começou com outro norte-americano, Dennis Tito, em 2001.
A ideia de que o espaço é um destino turístico como outro qualquer conduziu ao surgimento de empresas privadas que estão a desenvolver naves e foguetões próprios destinados ao turismo. Richard Branson, o patrão da companhia de aviação Virgin Atlantic, fundou a Virgin Galactic, a primeira companhia de turismo espacial. Quer que a sua nave SpaceShipTwo ofereça viagens ao espaço a turistas ricos como ele. Robert Bigelow, que fez fortuna no ramo hoteleiro, tem em testes no espaço dois insufláveis. Poderão vir a ser usados como hotéis espaciais, mas também como estações espaciais e de investigação.
Na opinião de Tiago Hormigo, engenheiro aeroespacial português, ainda é uma incógnita se o turismo espacial surgirá em força. Mas, mesmo que tal não suceda, está convencido de que o acesso ao espaço se vai banalizar. Não só porque estão a entrar novos países no clube espacial, como têm surgido novas empresas privadas a oferecer serviços às tradicionais agências espaciais. A par dos EUA, da Rússia ou da Europa, países como a China, a Índia ou o Japão estão a planear missões à Lua, com sondas. 'Estou convencido de que o próximo passo é a massificação progressiva do acesso ao espaço', diz Hormigo."

Niciun comentariu: